Descrição do Projeto

A Coleção Livro na Tela é um selo que agrupa publicações digitais produzidas por estudantes do curso de Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sob a orientação de professores especialistas e com conteúdos construídos por  educadoras do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI-UFSC).

A coleção tem sido cuidadosamente desenvolvida para crianças pequenas, para ser utilizada para leituras autônomas das crianças ou mediadas por pais em ambientes domiciliares ou por educadores em escolas. Sua distribuição e acesso são gratuitos.

O Cavaleiro da Esperança

Neste livro, as façanhas e memórias de Candido Portinari ganham vida a partir de relatos, poesias e obras criadas pelo próprio artista. Trata-se de uma jornada íntima por reflexões e contemplações entre a versão criança e adulta de Portinari. As representações são desenhadas em um estilo que evoca o papel e a colagem entre estéticas do desenho e da pintura em diálogo com a produção artística sensível e poética. A leitura pode ocorrer em dois modos: no modo sofá o leitor tem acesso linear à narrativa; no modo locativo o leitor é convidado e identificar o espaço onde se encontra enquanto lê e, desta forma, modifica a história.

Projeto desenvolvido por:  Giovanna Aranda dos Santos, Guilherme Comerão Stecca, Laura Gonçalves Viana e Rafaella Brum Boal.

Projeto gráfico e seleção tipográfica: Giovanna Aranda dos Santos. Adaptação narrativa: Guilherme Comerão Stecca. Animações e efeitos sonoros: Giovanna Aranda dos Santos. Ilustrações de cenários: Guilherme Comerão Stecca e Rafaella Brum Boal.  Lettering de capa: Helena Zanette. Ilustração do sol (Cap. 3): Joaquim Zanette (7 anos). Diagramação e Design de Interação: Laura Gonçalves Viana. Ilustração de Personagens e ícones: Rafaella Brum Boal.

Texto literário e narração: Profa. Dra. Caroline Machado

Orientação: Prof. Dr. Douglas Menegazzi, Profa. Dra. Mary Meürer, Profa. Dr.a Cristina Nunes, Profa. Dra. Caroline Machado

 1 Ed. Abril 2024. 

Versão 1.1 – Primeira atualização.

Português.

Suporte ao mediador.

Texto verbal; Paratexto; Textos instrucionais; Ilustrações; Imagens; Botões e ícones; Pistas de interação; Animações; Ambientação sonora; Efeitos sonoros; Links externos; Mecânicas de jogos.

Acessível em computadores, tablets e smartphones com conexão à internet e preferencialmente pelo navegador Google Chrome.

Mais do Acervo